Saindo do pântano

Lembro bem do Claudio Cid, o gerente da Recepção que chegou dos Estados Unidos para substituir a gerente-não-me-lembro-o-nome que me havia contratado para ser o gerente noturno no Meliá WTC, isso, há pouco mais de 10 anos atrás. Aliás, lembro muito bem que quando entrei no hotel, a primeira coisa que o Maurício (o gerente que eu estava substituindo) me estimulou dizendo foi: “olha de gerente aqui você só vai ter a nomenclatura, porque na verdade terá a função de um supervisor da Recepção”. Imagina a brochada que dei…

Uns três dias depois, ao olhar a escala de folga, vi que a minha estava marcada para a quinta-feira. Pedi logo para mudar pro domingo. Alessandro, o supervisor da tarde fez a alteração e quando voltei para trabalhar na segunda, havia um recado para eu esperar pela gerente na manhã seguinte. Quando ela chegou, me chamou pra minúscula sala que ocupava. Tomei uma dura: “quem você pensa que é pra querer folgar no domingo”, foi logo dizendo.

Uma semana depois ela saiu do hotel e o Claudio Cid assumiu a gerência. Ele gostava muito de reunir a equipe e dar pequenos treinamentos. “Vocês têm que sair do pântano”, dizia. “Têm que parar de ficar conversando sobre assuntos da vida alheia, comentar a vida dos outros, falar de coisas que não agregam nada na vida. Precisam buscar nas conversas assuntos positivos. Helloooooo!”, ele costumava gritar.

Fico pensando o que ele diria pra esse povo todos que só comenta o caso da menina que foi morta em São Paulo. E pro pessoal que congestiona quilômetros nas marginais e avenidas da cidade só para ver um carro com pneu furado? Hellloooo!! Saudades do Claudio! Boa semana!

8 comentários

  1. Graziela Ribeiro

    Olá Peter.
    Sou rata de blogs e dando uma passadinha pelas notícias da hotelaria, encontrei o seu.
    Sou uma profissional recém-formada e me permito discordar um pouco de você.
    É extremamente difícil encontrar espaço para nossas idéias. Nossa pouca experiência é como um rótulo colad em nossa testa e só depois de muita luta é possível que sejamos levados a sério. Talvez por isso, quando somos, tememos a interferência que possa vir a colar, novamente, o maldito rótulo em nossas testas.
    Veja, é uma tentativa de explicação, mas não uma justificativa.
    O ideal é que não haja rótulo algum, em nenhum dos lados. Aliás, que não existam lados distintos. Um espaço em que todas as idéias são ouvidas e respeitadas, sejam elas advindas do “passado”, do “presente” ou até mesmo do “futuro”.

    Grande abraço!

  2. Roberto Tavares

    Oi Peter!!

    então, a Gerente-não-me-lembro-o-nome que o Claudio Cid veio Substituir era a Adriane Cardoso! ùltima informação que tive dela é que estava na Cirela, mas a muitos anos não vejo…

    Um abraço!

    Roberto

  3. Sol

    Só passei para dizer que Claudio Cid é um grande amigo meu. O conheço a quase 20 anos, desde o tempo em que eu morava nos Estados Unidos. Lá fora, é extremamente respeitado pelo seu profissionalismo, sua experiência e generosidade. Aproveite para relembrar de coisas que ele possa ter mencionado que venha acrescentar no seu desempenho profissional. Hoteis brigam por tê-lo e pagam seu passe.
    Só quero que saibam que ele é brilhante e não deve ser visto do angulo sugestionado acima. (Hellloooo!! É O MESMO QUE ACORRRDE!!!) O que aparentemente depois de 10 anos ainda não aconteceu!!! Saudades do Claudio!

    • blogdopeter

      Olá Solribeirosol, grato pelo comentário!
      Se você conhece realmente o Claudio Cid deveria ter entendido melhor o que eu escrevi. Não estou de maneira nenhuma desabonando as ações dele com o meu simples texto, ao contrário! Estou enaltencendo suas ações.
      Acho bom você ler de novo entender o significado do Hello e da palavra saudades… um abraço

      • Helloooo Peter, Sol, Tavarez, Brasil… saudades de voces! Agradeco as palavras e lembrancas. Fico feliz, Peter, de saber que voce lembra-se de mim, especialmente dos meus treinamentes e paixao pelos funcionarios, e o meu desejo de ve-los crescer, e adicionar valor em suas proprias vidas e a dos outros… entendi e a Sol tambem as suas palavras… e obrigado por lembrar de mim, 10 anos depois, exatamente como sou e fui ai em Sao Paulo.
        O pantano continua muito bem habitado, as pessoas perdem muito tempo la, falando de coisas sem poder e valor… mas sempre tem uma saida, e os sabios, encontram a saida.
        Continuo em hotelaria, viajei o mundo e continuo gritando “helloooo”, pois alguem escuta e entende, e esses sao os que me emocionam, pois crescem e nos ajudam a melhorar o mundo. Lembro me muito de voce, da Raquel, Paulo, Nakamura, Elif, Helio, Paula, foram tantas pessoas maravilhosas e uns anos dourados para mim, vivendo e trabalhando no Brasil… saudades do Brasil, abracos,

        Claudio Cid

      • blogdopeter

        Que grata surpresa Claudio, após tanto tempo! Pois é, as sementes bem plantadas em nossos corações florescem sempre! Agradeço por escrever e relembrar os bons tempos!
        De vez em quando faço os nachos com molho mexicano no micorondas! Receita sua! Hahaha. Mentenha contato e me mande notícias! Onde está morando e me que hotel está trabalhando! Meu e-mail: peter@hoteliernews.com.br. Forte abraço e até breve!

  4. Sol

    Está tudo certo, Peter. Fico feliz por ter linkado vcs. Espero que mantenham contato. Um abraço, Sol

    • blogdopeter

      Legal Sol, agradeço e fico feliz! Outro abraço!

Deixe um comentário