Gerentes Gerais oriundos do Comercial X apenas do Operacional: qual deles você contrataria?

Os perfis estão mudando. E já faz tempo, mais de dez anos. Antigamente o gerente geral era formado com base nas áreas operacionais do hotel. Tinha ao seu mando, de um lado a governanta e do outro, o controller. Os dois continuam do seu lado, firme e fortes e tão necessários quanto outrora. Desses tempos pra cá outro profissional se uniu ao trio, o gerente de Vendas, formando então o quadrante solar dos meios de hospedagem de médio porte para cima – me refiro ao faturamento e não ao tamanho do hotel.

O profissional de Vendas leva consigo uma significativa vantagem sob o profissional de Operações. As viagens que faz indo para feiras e eventos no seu país ou em meandros internacionais permite que visite outros hotéis concorrentes, saiba das novidades com maior rapidez e, claro, esteja com a cabeça voltada para as vendas, tão necessárias nos dias atuais.

Óbvio que não é possível generalizar, cada caso é diferente, mas hoje em dia se você precisar contratar um diretor ou gerente geral, de qual área você prefere que ele seja?

Aliás falando na nomenclatura do cargo, na semana passada cheguei na redação e exclamei para todos:
– Gente, boas novidades, a Daniela Pereira foi promovida para gerente geral do Staybridge Suites São Paulo!
– Promovida? Mas ela não era diretora de Marketing e Vendas do InterContinental São Paulo? Quem manda mais o diretor ou o gerente?, indagou a Bel!

E não é que é lógico? Então fica a dica: se o seu hotel tem um gerente geral, tenha um gerente de Vendas, e se tiver um diretor de Vendas, que tenha um diretor geral. Easy!

Escrevo este post de Porto Alegre a caminho de Caxias e depois Montevidéu! Aho!

15 comentários

  1. Daniela pereira

    Peter,
    Adorei seu post ! Obrigada pela carinhosa menção ! Espero voce para um cafezinho no Staybridge
    Beijos

    Dani

    • blogdopeter

      Eu é que agradeço! Sem vocês, hoteleiros, o que seria de mim? Assim que voltar, te ligo para marcarmos! Bjs e excelente semana!

    • blogdopeter

      Eu é que agradeço! Sem vocês, hoteleiros, o que seria de mim? Assim que voltar, te ligo para marcarmos! Bjs e excelente semana!

  2. Olá Peter,
    No mundo inteiro e principalmente nos Estados Unidos é sabido que o Gerente Geral está acima do Diretor de Vendas e na verdade só fica abaixo do dono do hotel, mas isso porque americano cria tendências e gosta muito de cargos – Aqui na Preferred tem mais Diretor do que qualquer outra posição e temos pelo menos uns 10 Vice-Presidentes. Mas sua sugestão é muito boa, vamos promover todos os gerentes-gerais a Diretores Gerais e acaba-se com a dúvida do quem manda em quem…
    Beijos,
    Simone

  3. Humberto Mourão

    Caro Peter

    Realmente esta coisa de ” hierarquias ” já tirou o nome de muita gente… por exemplo, GG acima de diretores, como existem em vários hoteis… Imagina a cabeça daquele ” hoteleiro” que ontem plantava abóboras e hoje possui um hotel …
    Por outro lado, me senti lisonjeado, afinal, assumi uma GGdepois de ter passado pelas duas áreas – operacional como A&B e comercial rsrs..
    Parabéns pelos sempre, muito inteligentes e pertinentes, comentários..

    Humberto Mourão

    • blogdopeter

      Olá Humberto! Grato pelo comentário e leitura do blog!
      Parabéns pela gerência geral! Muito sucesso e saúde!
      Os aprimoramentos são como ondas que atingem as margens conforme a amplitude de suas forças… O importante é criá-las!
      Um grande abraço!

    • José Antônio Coutinho

      Humberto;
      É um prazer ter notícias do GG de tal experiencia e luthier de mestria!
      Abraços
      José Antonio C.Coutinho
      Gerente Coorp A&B Pontes hotéis

  4. Henrique Molina

    Peter, parabéns pelo post, você provoca a turma a pensar sempre de maneira brilhante !
    Forte abraço
    Molina

    • blogdopeter

      Olá Molina! Grato pela leitura! Forte abraço!

  5. Prezado Peter
    recebo esta newsletter e leio os artigos do Trigo/Márcio/Gabriela e outros, porem nunca tinha acessado seu blog. Achei muito interessante- gosto deste jeito “meio irreverente” de comentar assuntos as vezes um pouco embaraçoso/bolemico.
    abraço

    • blogdopeter

      Olá Celia. Grato por ler meu blog! Um abraço!

  6. Marcia Petzold

    Peter,
    Adorei seu post. Uma reverencia aos profissionais de Vendas. Ja fui Promotora de Vendas, Gerente de Contas, Gerente de Vendas, Gerente Regional de Vendas, Sub Gerente Geral, Gerente Geral e, sinceramente, o titulo nunca foi mais importante do que a funçao, mas concordo que deva haver bom senso, para dizer o minimo.

    Gerentes Gerais oriundos do Comercial X apenas do Operacional: qual deles você contrataria?” Como voce bem colocou, o TIME (Controller, Gvernanta, acrescento TI, Recursos Humanos e Recepçao) e necessario.
    Se eu tivesse um hotel escolheria como Gerente ou Diretor Geral um bom LIDER, capaz de fazer com que este time seja vencedor!!!!

    • blogdopeter

      Grato Marcia! É isso aí! Abraço!

  7. Tatiana Nakamura Torres

    Peter!
    Queremos novos posts!
    Vc está fazendo falta!!!
    Abraços
    Tati

    • blogdopeter

      Oi Tati! Agradeço pelo incentivo! Já tem dois novos! Bjão!

Deixe um comentário