Hotel 3D

Sexta-feira assistimos a película U2 3D e a saudade bateu – em 2006 fomos ver os dois shows da banda irlandesa no estádio do Morumbi. Muito legal o filme, se não fosse a atmosfera do cinema, às vezes tínhamos a impressão de estar realmente no show. Antes do filme começar passou um trailer de uma animação também em 3D e outro filme em cartaz nos cinemas nacionais, A viagem ao centro da terra, também utiliza essa tecnologia que nos anos 70 tentou emplacar. Com a chegada dos DVDs, da internet e principalmente das grandes TVs de plasma/LCD, além dos fabulosos home-theaters, ir ao cinema hoje em dia não tem tanta graça assim. Podemos ficar confortavelmente instalados em sofás e não ter a necessidade de enfrentar filas e congestionamentos em subsolos shoppingnianos, além de termos um custo de mais de 50 reais (por casal) para ingressos e pipoca.

Os índices de audiência nos cinemas caíram muito nas últimas décadas. Nem as tentativas em deixar as poltronas mais confortáveis, oferecer sacos gigantes de pipoca com direito à refil conseguiram trazer mais espectadores. É óbvio que os índices são comparados com o crescimento da população das cidades, por isso as existentes filas não significam a audiência expectada pelos produtores. Com isso, os filmes 3D são a nova esperança em tentar atrair mais público. Na minha opinião, essa tecnologia logo estará nas nossas casas também. Na Conotel do ano passado e na edição de 2008, a Hoffmann – uma das maiores empresas de áudio e vídeo do Brasil – apresentou um TV LCD 3D em seu estande.

A pergunta é a seguinte: o que os produtores vão inventar para atrair mais público? E qual a relação com a hotelaria, pois afinal de contas, o título deste post é Hotel 3D, certo?

Desde os primórdios da hotelaria, amenidades têm sido implantadas constantemente. Se voltarmos 100 anos atrás e analisarmos um dos primeiros hotéis cinco estrelas da América do Sul, o Plaza Buenos Aires, atualmente operado pela Marriott na capital argentina, o que se oferecia a mais naquela época para atrair os hóspedes? Banheiro, telefone e ar condicionado nos apartamentos, itens que atualmente são tão comuns que não podemos imaginar um hotel sem essas facilidades. Com o passar dos anos, o que mais foi desenvolvido para o conforto do hóspede? TV, pantufas, chocolatinho de boa noite, acesso à internet, spas… E o que mais? É muito pouco para 100 anos, não?

Na abertura da Conotel deste ano, um dos temas foi A hotelaria do futuro, em razão da comemoração dos 50 anos do evento hoteleiro. Projetou-se então como será a hotelaria daqui a mais 50 anos, ou seja em 2058. O que se apresentou, em uma produção estrelada por um ator global, foi um recepcionista holográfico, um apartamento que abrirá a porta com uma leitura da íris do hóspede, um aparelho do tamanho de um i-phone controlará todo tipo de equipamento existente na UH, que poderá ainda ter as cores das paredes trocadas ou até mostrar paisagens de todo o tipo, e mais:  o cardápio do room-service poderá ser visualizado em uma tela de plasma e a escolha do prato será feita apenas com um toque. OK, legal. Tudo tecnologicamente correto. Mas é só isso?

A hotelaria deve ser vista pelos profissionais do setor como uma forma de apresentar toda essa inovação antes dela estar nas prateleiras das lojas. A hotelaria deveria ser como a Fórmula 1, que desenvolve a tecnologia antes de chegar aos nossos veículos. Parcerias com empresas do setor de informática, áudio, vídeo e etc poderiam ser o grande motivo em atrair mais hóspedes. Investir, criar, desenvolver novas idéias e mandar para o espaço aquele chocolatinho de boa noite. Algumas redes internacionais mantêm em suas sedes (nos States) verdadeiros laboratórios para criar novidades e aperfeiçoar as amenidades existentes. Aqui no Brasil, tem hotel que possui tecnologia de ponta, mas que não é utilizada porque não se sabe utilizar o software de CRM. A hotelaria brasileira anda que nem gente grande, como é o caso de alguns hotéis paulistanos (estou pensando em apenas dois) e na maioria engatinha como bêbe. Um dia (será) que a gente chega lá? Desejo uma semana de excelente criatividade para todos! Vamos crescer?

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