Foursquare é o canal certo para promoções de hotéis

Fui apresentado ao Foursquare pela amiga Tricia Neves e comecei a utilizar a ferramenta durante o 1º Fórum Nacional de Gestão Hoteleira, que realizamos juntos em Curitiba. O programa deve ser instalado em smartphones.

O primeiro passo é instalar o aplicativo no seu celular e se registrar nele. Vamos pensar que você fez isso na sua residência. O segundo passo é achar seus amigos que já estão cadastrados. Você verá que eles têm uma pontuação e preferências de locais onde já fizeram seus check ins. Depois disso, você deve clicar no ícone places. Arraste a tela pra baixo (do mesmo modo que se faz nas páginas no aplicativo do Facebook) para atualizar os locais quu estão próximos de onde você está. Esse locais são registrados pelos estabelecimentos ou por pessoas que vão até esses lugares. A maioria dos lugares já está registrada e alguns deles oferecem atrativos para se fazer o check in. A rede de restaurantes América, por exemplo, dá um voucher para um frozen yogurt na sua próxima visita. Outro dia, no  Shopping Morumbi, havia uma promoção na exposição da Listerine, fui até lá, fiz o registro e ganhei um kit com três enxágües bucais, escova e fio dental.

A medida que seus amigos vão fazendo check ins por aí, eles vão aumentando a pontuação e desbloqueando badgets. Isso dá uma certa animada para ver quem é fica na ponta, como se fosse uma competição. O mais legal é que seja onde você estiver, alguma promoção por perto deva existir.

Pelas minhas poucas andanças no Foursquare ainda não vi nenhum hotel, seja para se fazer o check in normal e muito menos com promoção. O mais interessante é que não há custo (por enquanto) para se fazer isso. O meio de hospedagem pode, por exemplo, incentivar um check in verdadeiro já oferecendo um desconto, up grade ou inclusão de algum mimo especial. O hotel pode criar também atrativos para a freqüência em seu(s) restaurante(s). Tipo, almoce conosco hoje e ganhe a sobremesa, ou ainda, hoje é o seu aniversário? O bolo é por nossa conta!. Dá ou não dá para viajar e promover? Então, profissionais de marketing… Ação e boas vendas!

  • Posted in: Sem categoria

3 comentários

  1. Isabella Quartarolli

    Olá Peter,

    Acho muito legal você falar sobre isso, sou usuária do Foursaquare e aqui em Curitiba já participei de uma promoção da Rede Slaviero Hotéis, que foi feita para o Restaurante e Bar Getúlio anexo ao Slaveiro Slim Centro.

    • blogdopeter

      Olá Isabella! Grato pelo comentário! Fico feliz em saber que a Slaviero está ativa nesse meio, aliás parabéns ao departamento de Marketing de lá!
      Um abraço!

  2. Só li hoje esta sua aula de foursquare! Adorei.
    Beijo.

Deixe um comentário