Quanto vale o seu hóspede?

Na sexta-feira (18) os judeus iniciaram a comemoração do seu Ano Novo, o Rosh Hashanah, Shana Tová!. No mesmo dia o presidente do Irã declarou novamente que o genocídio, que exterminou milhões de judeus durante a 2ª grande guerra, é uma farsa.
– Quanto será que ele recebeu para fazer este comentário?
– Como assim?
– É óbvio que essa declaração é uma mentira! Afinal qual é a verdadeira intenção em afirmar algo dessa magnitude? Fazer uma provocação desse tipo? À toa!? Você não imagina nada?
– Uma teoria da conspiração?
– Não, algo mais simples, mais marketeiro.
– Uma ação de marketing? Em prol de quem?
– Pense. Quem seria o maior interessado? O que pode acontecer com essas declarações?
– Um confronto?
– Tá esquentando…
– Imagine que você seja um empresário da indústria armamentista, como você ganha dinheiro?
– Vendendo armas, mísseis, bombas…
– E qual a forma de vender mais? Ganhar mais?
– Promovendo guerras?!
– Exatamente! O presidente do Irã é um garoto propaganda pago para incitar a provocação. Quem sabe não sai uma guerrinha e os caras desovam o estoque de mísseis? Movimentam milhares de pessoas, aí é só fazer o pedido: granadas, fuzis, rádios, tanques, etc e etc.
– Money, money, money, money…

———————–

Paulo Silva é o gerente de um hotel, ele está sentado em sua confortável cadeira tipo presidente navegando na internet.
– Dr. Paulo, tem um hóspede querendo falar com o senhor
– O que ele quer?
– Não sei, ele pediu para falar com o gerente e como o gerente é o senhor, vim chamá-lo…
– Já te falei mil vezes para perguntar antes qual é o problema! Você acha que não tenho mais o que fazer? Tenho que terminar este relatório!
– Vou perguntar Dr. Paulo!
33 segundos depois…
– Dr. Paulo, o cara tá fulo da vida, disse que não conseguiu dormir por causa de barulho do quarto ao lado, além disso…
– Quem é o cara?
– É aquele gerente da fábrica que se hospeda sempre aqui.
– Aquele chato que reclama de tudo?
– Ele mesmo, da última vez ele reclamou do pão do café da manhã, disse que tava seco. E já chiou também sobre a limpeza do quarto, da…
– Eu sei, eu sei… Olha, muda ele de quarto. Diz que eu tive que sair pois meu filho está doente ou manda o Jonas atender ele, diz que eu não tô!
– Mas Dr. Paulo, ele sabe que o seu carro está aí na frente, a mentira não vai colar e…
– Não me interessa! Diz que eu saí com o carro do hotel…

Dr. Paulo perdeu a oportunidade em falar com o hóspede e acabou perdendo a conta da fábrica que preferiu hospedar sua equipe no hotel que abriu na região semanas depois, mesmo que as tarifas lá sejam mais altas.
– Eu não me importo em pagar mais para ser melhor atendido. Meu conforto e tranquilidade não têm preço. Agora estou feliz, sou bem atendido e o gerente está sempre pelo lobby. Conversamos bastante e quase somos amigos. Ah, o Paulo? Ele tentou me ligar para me convidar para almoçar… Eu pedi para dizer que não estava…

O contato com o hóspede é a melhor ferramenta de marketing, não tem preço! O bom gerente gosta de estar com seus clientes, conversar, escutar sugestões e melhorar sempre os serviços e infraestrutura de seu hotel. A oportunidade em conhecer o hóspede é única pois ele já está lá. Acredito que os gerentes devem incluir em seus currículos aulas específicas de vendas. Foi-se o tempo que o gerente geral era formado pela área operacional, agora, quem não tiver o pé em vendas, é carta fora do baralho!

Pergunte para si mesmo todos os dias: quanto vale o seu hóspede?

Boa semana! Feliz ano novo! Afinal todo dia é o primeiro dia do 365 dias que virão pela frente! Viva! Ahôu!

  • Posted in: 1

3 comentários

  1. Tava inspirado Peter!! Excelentes colocações!! Grande abraço!

  2. Que bom que não estamos sozinhos nessa luta! Temos uma filosofia de atendimento ao ilustre hóspede de vanguarda em nosso mercado regional e esse texto nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Um abraço

  3. Rafael

    É isto ai, muito bom ..

    Parabens ..

Deixe um comentário