Quanto vale o seu hóspede?
Na sexta-feira (18) os judeus iniciaram a comemoração do seu Ano Novo, o Rosh Hashanah, Shana Tová!. No mesmo dia o presidente do Irã declarou novamente que o genocídio, que exterminou milhões de judeus durante a 2ª grande guerra, é uma farsa.
– Quanto será que ele recebeu para fazer este comentário?
– Como assim?
– É óbvio que essa declaração é uma mentira! Afinal qual é a verdadeira intenção em afirmar algo dessa magnitude? Fazer uma provocação desse tipo? À toa!? Você não imagina nada?
– Uma teoria da conspiração?
– Não, algo mais simples, mais marketeiro.
– Uma ação de marketing? Em prol de quem?
– Pense. Quem seria o maior interessado? O que pode acontecer com essas declarações?
– Um confronto?
– Tá esquentando…
– Imagine que você seja um empresário da indústria armamentista, como você ganha dinheiro?
– Vendendo armas, mísseis, bombas…
– E qual a forma de vender mais? Ganhar mais?
– Promovendo guerras?!
– Exatamente! O presidente do Irã é um garoto propaganda pago para incitar a provocação. Quem sabe não sai uma guerrinha e os caras desovam o estoque de mísseis? Movimentam milhares de pessoas, aí é só fazer o pedido: granadas, fuzis, rádios, tanques, etc e etc.
– Money, money, money, money…
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Paulo Silva é o gerente de um hotel, ele está sentado em sua confortável cadeira tipo presidente navegando na internet.
– Dr. Paulo, tem um hóspede querendo falar com o senhor
– O que ele quer?
– Não sei, ele pediu para falar com o gerente e como o gerente é o senhor, vim chamá-lo…
– Já te falei mil vezes para perguntar antes qual é o problema! Você acha que não tenho mais o que fazer? Tenho que terminar este relatório!
– Vou perguntar Dr. Paulo!
33 segundos depois…
– Dr. Paulo, o cara tá fulo da vida, disse que não conseguiu dormir por causa de barulho do quarto ao lado, além disso…
– Quem é o cara?
– É aquele gerente da fábrica que se hospeda sempre aqui.
– Aquele chato que reclama de tudo?
– Ele mesmo, da última vez ele reclamou do pão do café da manhã, disse que tava seco. E já chiou também sobre a limpeza do quarto, da…
– Eu sei, eu sei… Olha, muda ele de quarto. Diz que eu tive que sair pois meu filho está doente ou manda o Jonas atender ele, diz que eu não tô!
– Mas Dr. Paulo, ele sabe que o seu carro está aí na frente, a mentira não vai colar e…
– Não me interessa! Diz que eu saí com o carro do hotel…
Dr. Paulo perdeu a oportunidade em falar com o hóspede e acabou perdendo a conta da fábrica que preferiu hospedar sua equipe no hotel que abriu na região semanas depois, mesmo que as tarifas lá sejam mais altas.
– Eu não me importo em pagar mais para ser melhor atendido. Meu conforto e tranquilidade não têm preço. Agora estou feliz, sou bem atendido e o gerente está sempre pelo lobby. Conversamos bastante e quase somos amigos. Ah, o Paulo? Ele tentou me ligar para me convidar para almoçar… Eu pedi para dizer que não estava…
O contato com o hóspede é a melhor ferramenta de marketing, não tem preço! O bom gerente gosta de estar com seus clientes, conversar, escutar sugestões e melhorar sempre os serviços e infraestrutura de seu hotel. A oportunidade em conhecer o hóspede é única pois ele já está lá. Acredito que os gerentes devem incluir em seus currículos aulas específicas de vendas. Foi-se o tempo que o gerente geral era formado pela área operacional, agora, quem não tiver o pé em vendas, é carta fora do baralho!
Pergunte para si mesmo todos os dias: quanto vale o seu hóspede?
Boa semana! Feliz ano novo! Afinal todo dia é o primeiro dia do 365 dias que virão pela frente! Viva! Ahôu!
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Tava inspirado Peter!! Excelentes colocações!! Grande abraço!
Que bom que não estamos sozinhos nessa luta! Temos uma filosofia de atendimento ao ilustre hóspede de vanguarda em nosso mercado regional e esse texto nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Um abraço
É isto ai, muito bom ..
Parabens ..