Mi casa…su casa?!

No seminário Nova Administração Hoteleira que realizamos no dia 7 de abril, em São José dos Campos, a Gabriella Otto, profissional hoteleira, professora e nossa articulista, iniciou os trabalhos com a palestra Tendências da Hotelaria. Impressionante como a Gabi tem o dom, estava super gripada, jogou a tosse e a dor de garganta para o ralo e proferiu uma conferência que atraiu todos os olhares e ouvidos sobre o tema.

Em um dos assuntos abordados Gabi utilizou como exemplo de marketing a forma como algumas redes utilizam slogans, tipo “Sua casa fora (ou longe) de sua casa”. O modelo foi criticado pela professora, o qual concordo plenamente. E a Gabriela tem muita razão, como podemos substituir nossa casa em uma viagem de negócios? Ou mesmo de lazer? Momento que talvez seja mais fácil, já que a expectativa do cliente que busca o ócio seja mais light. Nossa casa é nossa casa e ponto, mesmo que nos hospedemos em um seis estrelas com todo o conforto e mimo, sempre que voltamos para nosso lar, a sensação é de liberdade e aconchego. Não dá para comparar. Nessa semana olhando algumas peças publicitárias como banners eletrônicos e flyers, encontrei novamente o termo.

Aí, ontem quando voltavamos de Tigre, cidade próxima a Buenos Aires e de Del Viso, onde estou hospedado – fotos no Facebook – fiquei imaginando um teste para descobrir qual cidadão se encaixa em determinado meio de hospedagem, levando em conta em que tipo de casa ele reside. Algo como… Ligue os pontos! Quem mora em determinado tipo de casa, se hospedaria em qual hotel, capisce?

A verdade é que existem poucos profissionais de marketing na hotelaria brasileira, não estou de maneira qualificando nenhum deles, o que estou escrevendo é que tirando as redes e os grandes hotéis independentes, esse cargo não existe nos 95% dos meios de hospedagem tupiniquins. E isso reflete no poder da criação, de um outro lado as agências de publicidade do país também não conseguem atender a demanda exigida pelo mercado, ficando também na mesmice.

Atenção hoteleiros! Invistam em mais profissionais de marketing, aumentem as verbas, deixem-nos criar e trazer mais hóspedes para seus hotéis. A roda sempre gira, mas quando para… Ui, para fazer voltar a girar, demora muito tempo e o perigo da água parar de jorrar é iminente! Boa semana de criação para vocês, com muita saúde e paz! Aho!

  • Posted in: 1

Deixe um comentário