Marketing digital direto: quem está sabendo usar?

Com a pegada da internet – vou usar o termo pegada ao invés de chegada, pois já faz tempo que a grande rede está entre nós – e de seus recursos como Twitter (T), Facebook (F), Orkut (O), Delicious (D) entre outros, muitos hotéis estão utilizando essas ferramentas para promoverem suas ações.

Se você tem conta no T, provavelmente é seguidor de algum hotel. E algumas vezes as frases twittadas não são condizentes com a real pertinência da ferramenta. Tem muito meio de hospedagem que está atirando pra todo lado pois não está fazendo a lição de casa, ou seja está usando os mecanismos sem estratégia ou planejamento, claro que de marketing.

Não sou nenhum expert no assunto, mas acredito que os fios de cabelos brancos (são poucos) servem para alguma coisa. Olhar, ler, pensar, analisar e agir. E parece que essas quatro ações são impensadamente ignoradas pelas cabeças que são jogadas ao trabalho sem o preparo correto. De qualquer maneira, os males sempre vêm para o bem e, o que hoje parece errado e algo de pequenos aprendizes, amanhã poderá se transformar num conhecimento de ponta, mas, estudar é preciso!

Assistindo a TV agora há pouco, no quarto do hotel que estou hospedado, reparei em vários comerciais norte-americananos e contabilizei: de cada 10 anúncios publicitários, 7 apresentavam, no final, os links para T e F, ou seja: os consumidores atuais estão divididos basicamente em dois portais de relacionamento (T e F), muito interessante, não?

Agora, a pergunta que não quer calar (to cheio de perguntas hoje): o que virá pela frente? Quais mecanismos entrarão em nossas vidas de uma maneira, da qual não haverá retorno? Quem sabe a resposta, tem a chave na mão.

Enquanto isso, parece que um novo cargo está sendo criado no mercado hoteleiro, o profissional de marketing digital. Sim senhor, aquele cidadão que é, e será, expert nas traquitanas da internet, o que twittar, qual frase colocar no F, que ações tomar no T, e quem sabe mais o quê.

Finalizo este post com um dos ditados do bisavô do Pirani: se quer que funcione, faça da maneira correta! Uma excelente semana para você com meus votos de realizações plenas e saúde! Aho!

  • Posted in: Sem categoria

1 Comentário

  1. Olá Peter,
    Muito legal esse insight. Concordo com cada palavra que disseste acima.
    Aqui no Brasil ainda estamos um tanto quanto devagar, tanto em relação a investimento, como em mão de obra especializada no assunto e ações ousadas utilizando as infinitas possbilidades do marketing digital.
    De qualquer forma, tenho começado a ver que o debate sobre o assunto tem começado a ficar mais “quente”. Espero que a hotelaria começesse a olhar pra esse lado digital com mais ousadia e como um caminho sem volta, no sentido de tentar dar maior enfoque nas vendas diretas e depender um pouco menos das OTA’s apenas. Acho que tem espaço para ambos.
    Forte abraço e te vejo no HIT THE ROAD! 🙂

Deixe um comentário